Serra Circular - Qual o modelo certo para mim?
É provável que estejas a pensar “mas porque é que preciso de ajuda para escolher uma serra, elas não servem todas para cortar madeira?”.
A resposta é simples: depende.
Sim, servem para cortar madeira, mas é importante escolher o modelo certo dependendo se queres cortar madeiras macias ou duras, a favor ou contra o veio da madeira, também existem os aglomerados, contraplacados, e vários outros derivados de madeira.
Para teres os melhores resultados, tens de escolher a serra certa para cada tarefa. Vamos analisar as serras circulares da marca CMT Orange Tools e dar-te as informações que precisas para fazer a escolha certa.
A CMT tem três gamas principais de serras circulares que te oferecem um conjunto imbatível de escolhas entre qualidade de corte e preço, Gama ITK, Gama Indústria e Gama Chrome. Com estas 3 gamas a abrangerem desde máquinas portáteis, serras de esquadria até máquinas de grandes dimensões para corte de painéis, podes ter a certeza que vais encontrar a serra certa para todas as tuas necessidades.
Gama ITK
Com serras que vão desde diâmetro 136mm até 305mm. Oferecem-te várias alternativas para a tua máquina portátil, com cabo ou a bateria ou para uma serra de bancada de tamanho médio. Graças à sua espessura reduzida (1,5mm até 2,8mm, dependendo do diâmetro), vão garantir um corte mais suave nos vários tipos de material. O formato do corpo diminui as vibrações e faz com que sejam silenciosas enquanto estão a trabalhar. O revestimento laranja *Orange Shield* evita que a serra sobreaqueça, diminui a acumulação de resina e protege a serra contra a corrosão. Ideal para uso em todos os tipos de madeira, incluindo madeiras húmidas.
Gama Indústria
A gama indústria tem serras de diâmetro 150mm até 700mm e é mais direcionada para o utilizador profissional e industrial que faz cortes durante todo o dia e exige precisão no corte e uma maior vida útil da ferramenta, mesmo que esteja a cortar madeiras (com ou sem
revestimento) como aglomerados, MDF e contraplacados entre outros.
O corpo em aço de alta qualidade cortado a laser, os dentes em metal duro de qualidade industrial, as ranhuras de expansão que diminuem o ruido e as vibrações e o anel de tensionamento garante estabilidade durante o corte.
Todas estas caraterísticas fazem com que as serras da gama indústria tenham uma qualidade de corte excecional combinado com um preço acessível.
Gama Chrome - Qualidade superior
A gama das serras Chrome vai de diâmetro 250mm a 400mm. São especialmente desenhados para profissionais que exigem precisão e alto rendimento. Os dentes são feitos de metal duro especial que lhes confere uma durabilidade superior, o corpo em aço de alta qualidade, cortado a laser e têm um revestimento Cromado *Orange Chrome* que protege a serra da oxidação e corrosão, prolongando assim a vida útil da ferramenta.
O corpo da serra tem várias ranhuras, preenchidas com um material poliuretano-termoplástico, que diminui o ruido e as vibrações (cerca de 10% quando comparadas com as serras da gama indústria).
São ideais para cortar laminados, madeira, aglomerados, contraplacados, melaminas, MDF e molduras.
Se procuras qualidade de corte superior, alta precisão e rendimento, a gama Chrome tem o que precisas.
Termos técnicos da geometria dos dentes
Os dois tipos de formato de dentes mais usados são o plano (FT), Alterno (ATB) e o Trapezoidal Plano (TCG), apesar de nem sempre ser tido em conta, o formato do dente afeta muito a qualidade e o desempenho da serra em cada aplicação.
Dente Plano (FT)
Se quiseres ranhurar ou cortar madeira macia e dura (cortes a favor do veio), podes escolher serras circulares de dente plano. Podes cortar e ranhurar materiais com facilidade e rapidez. Além disso, é muito eficiente na remoção de material (evita o sobreaquecimento da serra).
Dente alterno (ATB – Alternate Top Bevel Ground)
Se olhares atentamente para os dentes de uma serra ATB (alternada), vais perceber que os dentes alternam entre um ângulo de afiação da esquerda e da direita. Esta disposição dos dentes resulta num corte mais suave, especialmente quando se trata de cortes transversais em contraplacado e madeiras naturais.
Dente Trapezoidal-plano(TCG -Triple Chip Grind)
A configuração do TCG é melhor para corte de laminados, plásticos, e MDF. Os dentes destas serras alternam entre um dente em formato trapezoidal e um dente plano. Também podes encontrar a configuração TCG em lâminas de corte de metal (não-ferrosos).
As serras de dente trapezoidal-plano combinam uma força de corte equilibrada e um bom fluxo de extração das aparas para facilitar a eliminação de aparas em materiais frágeis, tais como placas de aglomerados e laminados.
Como é que podes escolher a serra mais adequada de acordo com o número de dentes?
Escolher a serra apropriada para as tuas necessidades pode ser confuso se estiveres no inicio da aventura no mundo da madeira. No entanto, podes reduzir as opções fazendo a ti próprio algumas perguntas sucintas que te vão ajudar na escolha da serra ideal. Abaixo encontra-se um resumo das perguntas simples te vão ajudar:
Tipos de Corte
Se quiseres utilizar a serra para cortar transversalmente e a favor do veio da madeira, podes escolher uma serra de uso geral. Contudo, se fores cortar apenas a favor do veio (conte longitudinal), pode sempre optar por uma serra para cortes longitudinais (com um número de dentes mais baixo). Se fores fazer cortes transversais ao veio da madeira, deverás optar por uma serra de corte transversal (maior número de dentes).
Ao escolheres a serra certa, podes fazer cortes mais rápidos e mais suaves. Vais também prolongar a vida útil das tuas serras se as usares para as tarefas certas e poupar tempo, uma vez que vais fazer a mesma tarefa com mais rapidez e qualidade.
Por exemplo, se mudares frequentemente de serra, porque as tarefas implicam fazer cortes transversais e longitudinais, mais vale optares por uma serra de uso geral, para que possas poupar tempo e esforço na substituição da serra.
Qual é o melhor número de dentes para a minha serra circular?
O número de dentes de cada serra circular vai depender do diâmetro e do tipo da serra. Por exemplo, se estiveres a escolher uma serra de uso geral com diâmetro 250, podes optar por uma que tenha 48 dentes ou 60.
Uma serra de diâmetro 250mm com 24 a 30 dentes será suficientemente boa para cortes a favor do veio da madeira. Uma serra com diâmetro 300 com quarenta ou menos dentes também será uma boa opção.
Se quiseres fazer cortes transversais, cortar laminados ou aglomerados, poderás também selecionar uma serra de diâmetro 250 com 60 ou 80 dentes ou uma serra de diâmetro 300 com 72 ou 96 dentes.
Assim falámos sobre tipo e número de dentes, os diferentes tipos de cortes, e as 3 gamas de serras circulares da marca CMT.
Agora vamos dar um exemplo mais específico de utilização para os diferentes modelos.
Serra para cortes longitudinais
Estas serras têm o menor número de dentes para o diâmetro, ou seja, 250mm, 24 dentes. São utilizadas para cortar a favor do veio em madeiras naturais (corte longitudinal), tais como o corte do comprimento de uma tábua ou de uma viga de madeira. O espaçamento entre dentes é necessário para facilitar a extração das aparas de madeira, impedindo que a lâmina se prenda e sobreaqueça. Os limitadores de corte protegem os dentes contra o impacto e evitam a sobrealimentação. Estas serras não são adequadas para cortar contra o veio da madeira (cortes transversais) ou para cortar contraplacados ou aglomerado de madeira.
Gama Indústria:
293.024.12M - Serra com diâmetro 300mm 24 dentes (ATB - Dente alternado)
Máquinas portáteis:
290.216.24M - Serra com diâmetro 216mm 24 dentes (ATB - Dente alternado)
290.250.24M - Serra com diâmetro 250mm 24 dentes (ATB - Dente alternado)
Gama ITK:
271.160.24H - Serra com diâmetro 160mm 24 dentes (ATB - Dente alternado)
271.216.36M - Serra com diâmetro 216mm 36 dentes (ATB - Dente alternado)
Serra circular para Uso Geral
Estas têm mais dentes para o diâmetro, mais uma vez se usarmos uma serra de 250mm como exemplo, teria cerca de 40 dentes. Estas serras podem ser utilizadas para todos os tipos de cortes em madeira natural, no entanto, não vais ter os melhores resultados possíveis.
Ainda assim, são ideais para tarefas que não exijam um acabamento fino e preciso, podemos dizer que as serras de uso geral são razoáveis para os vários cortes em madeira (a favor e contra o veio da madeira).
Gama Indústria:
285.040.10M - Serra com diâmetro 250mm 40 dentes (ATB - Dente alternado)
285.048.10M - Serra com diâmetro 250mm 48 dentes (ATB - Dente alternado)
Gama ITK:
271.250.42M - Serra com diâmetro 250mm 42 dentes (ATB - Dente alternado)
Gama Chrome:
285.640.10M - Serra com diâmetro 250mm 40 dentes (ATB - Dente alternado)
Serra para cortes transversais
Têm mais dentes que as serras de uso geral, por exemplo 250mm X 60 dentes. Utilizado para cortar madeira natural contra o veio criando um corte liso e sem lascas. Também podem ser usadas para contraplacados e vários outros derivados de madeira.
Não são adequadas para cortar a favor do veio, uma vez que as aparas que resultam do corte irão “entupir” a serra, resultando num sobreaquecimento e possivelmente danificando os cortantes e a própria serra.
Gama Indústria:
285.060.10M - Serra com diâmetro 250mm 60 dentes (ATB - Dente alternado)
285.072.12M - Serra com diâmetro 300mm 72 dentes (ATB - Dente alternado)
285.080.10M - Serra com diâmetro 250mm 80 dentes (ATB - Dente alternado)
Gama ITK:
272.250.60M - Serra com diâmetro 250mm 60 dentes (ATB - Dente alternado)
272.300.72M - Serra com diâmetro 300mm 72 dentes (ATB - Dente alternado)
Gama Chrome:
285.660.10M - Serra com diâmetro 250mm 60 dentes (ATB - Dente alternado)
285.672.12M - Serra com diâmetro 300mm 72 dentes (ATB - Dente alternado)
Serra para corte de painéis
Também conhecidas como serras de alta precisão, estas têm a maior quantidade de dentes (exemplo 250mm x 80) fazendo assim um corte o mais limpo possível ao cortar madeiras naturais duras. São especialmente boas para o corte de painéis (melaminas, laminados, contraplacados). A maior parte das vezes são usadas em serras esquadrejadoras ou de bancada em conjunto com um incisor caso estejam a cortar painéis revestidos ou folheados. O formato do dente é especialmente concebido para deixar um acabamento perfeito dos dois lados do painel.
Gama Indústria:
281.080.10M - Serra com diâmetro 250mm 80 dentes (TCG - Trapezoidal-plano)
281.096.12M - Serra com diâmetro 300mm e 96 dentes (TCG - Trapezoidal-plano)
285.096.12M - Serra com diâmetro 300mm e 96 dentes (ATB - Dente alternado)
Máquinas portáteis:
281.160.48H - Serra com diâmetro 160mm 48 dentes (TCG - Trapezoidal-plano)
281.161.56H - Serra com diâmetro 160mm 56 dentes (TCG - Trapezoidal-plano Negativo)
285.160.48H - Serra com diâmetro 160mm 48 dentes (ATB - Dente alternado)
Gama ITK:
273.250.80M - Serra com diâmetro 250mm 80 dentes (ATB - Dente alternado)
273.300.96M - Serra com diâmetro 300mm e 96 dentes (ATB - Dente alternado)
276.300.96M - Serra com diâmetro 300mm e 96 dentes (TCG - Trapezoidal-plano)
Gama Chrome:
285.696.12M - Serra com diâmetro 300mm e 96 dentes (ATB - Dente alternado)
281.696.12M - Serra com diâmetro 300mm e 96 dentes (TCG - Trapezoidal-plano)
281.697.12M - Serra com diâmetro 300mm e 96 dentes (TCG - Trapezoidal-plano Negativo)
Serra de espessura extra fina
Estas serras são muito mais finas quando comparadas com outros modelos. Isto significa que é removido muito menos durante o corte e por isso é necessária menos energia. São normalmente utilizadas em serras circulares manuais alimentadas por bateria para prolongar a vida útil da bateria entre cargas, serras portáteis ou de esquadria.
Como têm uma espessura mais fina, também são mais económicas mas têm uma vida útil mais pequena do que as serras da gama indústria.
*Todos os artigos da gama ITK*
Serras de ângulo negativo
Perfeito para usar em serras de esquadria e serras de radiais, o ângulo de inclinação negativa do dente impede a serra de "trepar" sobre a peça que está a ser cortada. A entrada do corte é muito mais suave, o que torna a máquina mais segura de utilizar.
Também podem ser utilizadas para cortar perfis de alumínio e metais não ferrosos apenas em cortes transversais.
Gama Indústria:
297.080.10M - Serra com diâmetro 250mm 80 dentes (TCG - Trapezoidal-plano Negativo)
297.096.12M - Serra com diâmetro 300mm e 96 dentes (TCG - Trapezoidal-plano Negativo)
Gama ITK:
276.160.48H - Serra com diâmetro 160mm 48 dentes (TCG - Trapezoidal-plano Negativo)
276.300.96M - Serra com diâmetro 300mm e 96 dentes (TCG - Trapezoidal-plano Negativo)
Máquinas portáteis:
281.161.56H - Serra com diâmetro 160mm 56 dentes (TCG - Trapezoidal-plano Negativo)
296.160.56H - Serra com diâmetro 160mm 56 dentes (TCG - Trapezoidal-plano Negativo)
Gama Chrome:
281.697.12M - Serra com diâmetro 300mm e 96 dentes (TCG - Trapezoidal-plano Negativo)
Para terminar:
Os três tipos de dente mais comuns são Serras de Dente plano (FT), Serras de dente alterno (ATB) e Serras de dente Trapezoidal-Plano (TCG).
Serras de Dente plano (FT) são mais usadas para ranhurar madeira e fazer cortes a favor do veio.
Serras de dente alterno (ATB) são mais usadas para cortes a favor e contra o veio da madeira (longitudinais e transversais), mas também podem ser usadas para cortar laminados e contraplacados.
Serras de dente Trapezoidal-Plano (TCG) têm um melhor desempenho a cortar laminados, plásticos e MDF. Também podes encontrar a configuração TCG em lâminas de corte de metais (não-ferrosos).
- O número de dentes de cada serra circular vai depender do diâmetro e do tipo da serra. Por exemplo, se estiveres a escolher uma serra de uso geral com diâmetro 250, podes optar por uma que tenha 48 dentes ou 60 (sugerimos o modelo 285 Gama Indústria).
- Uma serra de diâmetro 250mm com 24 a 30 dentes será suficientemente boa para cortes a favor do veio da madeira. Uma serra com diâmetro 300 com quarenta ou menos dentes também será uma boa opção (sugerimos o modelo 290 para máquinas portáteis ou Modelo 293 Gama Indústria).
- Se quiseres fazer cortes transversais, cortar laminados ou aglomerados, poderás também selecionar uma serra de diâmetro 250 com 60 ou 80 dentes ou uma serra de diâmetro 300 com 72 ou 96 dentes (sugerimos o modelo 281, Gama Indústria ou Gama Chrome).
Comments
No comment at this time!
Leave your comment